Sobre

Nascido no município de Xanxerê, em 1961, Valdir Bonatto viveu os primeiros anos de vida no oeste catarinense junto dos pais e dos irmãos.  Aos dez anos, a família veio para o Rio Grande do Sul, onde se estabeleceu na região de Planalto. Ajudar os pais na lavoura sempre fez parte da rotina dele e dos seis irmãos. 

Por volta de 1979, após concluir o ensino fundamental e médio, o jovem Valdir tomou a decisão de partir em busca de autonomia, deixando a casa dos pais e vindo para a região metropolitana de Porto Alegre. Foi nessa época que iniciou a história de amor com Viamão. 

Foi em Viamão, mais precisamente na Região da Santa Isabel, que Bonatto deu início à trajetória profissional. Iniciou o curso de Pedagogia e começou a dar aulas na EMEF Alberto Pasqualini. Algum tempo depois, foi convidado a assumir a direção da EMEF São Pedro. Ele tinha apenas 21 anos, mas já tinha certeza sobre a paixão pela educação. 

Na década de 80, diante da possibilidade de contribuir mais com os viamonenses, decidiu concorrer a vereador pelo município. Foi eleito e cumpriu a vereança até 1992. No ano seguinte, com uma sólida carreira na área educacional, assumiu um cargo de direção na Secretaria Municipal de Educação e posteriormente a função de titular da pasta. 

Toda experiência e conhecimento na área lhe deram a oportunidade de empreender. Montou a primeira escola em 1996: a escola infantil Pequeno Mundo. Os anos de dedicação às atividades educacionais e a expansão de seus negócios fizeram com que Bonatto, que nessa época já era conhecido como Professor Bonatto, estreitasse laços com a população viamonense. E vislumbrando a possibilidade de construir uma Viamão mais forte e desenvolvida, com foco no cuidado com as pessoas, ele resolveu concorrer a prefeito. 

Foi eleito para a gestão 2013/2016 e novamente eleito em 2020. Nesse período alcançou índices recorde em pavimentação, construiu a primeira unidade de pronto atendimento 24 horas do município, além de onze novas escolas de educação infantil e uma série de outras melhorias.

Mas é possível fazer ainda mais! E foi essa certeza que levou Professor Bonatto a renunciar o mandato de prefeito, mesmo com alta popularidade e resultados nunca antes vistos na história do município, para concorrer a deputado estadual. A decisão foi tomada com base na possibilidade de trazer recursos para o município e, assim, criar um novo cenário para Viamão e para a Região Metropolitana. 

plugins premium WordPress